Neste post, vamos te dar, de forma bem objetiva, 5 dicas importantes para que o pai do seu filho pague e nunca mais atrase a pensão alimentícia. Fique ligado!
1 – Saiba, na ponta do lápis, quais as despesas que você tem com o seu filho
Muita gente pensa que o valor da pensão alimentícia deve ser pago apenas para custear os alimentos do filho. A verdade é que todas as despesas devem ser calculadas: Alimentos, vestuário, despesas médicas e escolares, passeios, viagens, lazer, etc.
Anote todas as despesas que você tem com o seu filho. Isso fará toda a diferença.
2 – Tenha com você documentos importantes
Não basta anotar as despesas, é preciso prová-las. Guarde recibos e notas fiscais de medicamentos, supermercado, escola, lojas e tudo o mais que for necessário para provar que aquilo que está “na ponta do lápis” corresponde com a verdade.
3 – Tenha informações mínimas sobre o pai do seu filho
As vezes, os bonitos tentam se esconder da mãe do seus filhos para não pagar a pensão alimentícia. Por isso, tenha com você o endereço completo do pai do seu filho ou, pelo menos, o contato de whatsapp, para uma futura intimação judicial.
4 – Não dê ouvidos a todo mundo que te dá “conselhos”
Se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia. Pois é. tem muita gente dando palpites e conselhos na vida alheia, mas não entende como realmente funciona um processo de pensão alimentícia. Por isso, feche os ouvidos aos palpiteiros e escute apenas o seu advogado. Isso vai te poupar de muito estresse. Foque na sua paz interior e na competência do seu advogado.
5 – Contrate um advogado especialista em direito de família
Finalmente, é essencial que o advogado contratado para ingressar com o pedido de pensão alimentícia seja especialista em direito de família. Para que o pai pague e nunca mais atrase a pensão alimentícia do seu filho, o recomendável é ingressar com uma ação judicial, e nesse processo, pedir ao juiz que os descontos sejam feitos diretamente na folha de pagamentos do pai.
O juiz encaminhará um ofício para a empresa onde o pai do seu filho trabalha, determinando que o desconto seja feito sobre o salário, décimo terceiro, terço de férias, etc. Assim, você não precisa se preocupar em ficar cobrando todo mês o pagamento da pensão.
Somos especialistas em direito de família, com vasta atuação em ações de pensão alimentícia em todo o Brasil e estamos prontos para atender você.
Se precisar, pode contar com a gente!