Guarda

Guarda Compartilhada
A regra é que a guarda seja compartilhada, mas isso não impede que o pai continue realizando o pagamento da pensão alimentícia.

COMO FUNCIONA A GUARDA DOS FILHOS?

A primeira coisa que você precisa saber é que a pessoa que será mais protegida no processo de divórcio ou dissolução de união estável é o seu filho. Justamente porque não estava preparado para a separação dos pais. Dessa forma, a lei brasileira coloca como regra a Guarda Compartilhada.

A Guarda Compartilhada singnifica que ambos os pais terão as mesmas obrigações e direitos na criação dos filhos. Todas as questões inerentes à guarda deverão ser tratadas no processo de guarda ou divórcio, como, por exemplo:

  • Visitas
  • Valor da pensão alimentícia
  • Material escolar
  • Plano de saúde
  • Viagens
  • dentre outros

Por isso, é recomendável que você contrate um advogado especialista no assunto, para que nenhum desses fatores passem despercebidos e, no futuro, sejam evitados diversos problemas.

 

POSSO TER A GUARDA UNILATERAL DO MEU FILHO?

Sim, você pode.

No entanto, geralmente, a guarda unilateral só é concedida diante de um desses dois casos: 1) ou se a convivência com um dos cônjuges resultará em algum tipo de prejuízo para a criança, ou 2) se houver acordo entre os pais;

Nossa equipe está pronta para analisar o seu caso e dizer se é ou não possível a guarda unilateral.

 

O PAI PODE DEIXAR DE PAGAR A PENSÃO SE TIVER A GUARDA COMPARTILHADA?

A resposta é NÃO! Mesmo que a guarda seja compartilhada, o pai não está livre do pagamento da pensão.

Outra coisa importante que você precisa saber, é que a pensão alimentícia envolve não apenas o valor das despesas com alimentação, mas sim com tudo o que a mãe tem de despesas com o filho, como aquele passeio no shopping, por exemplo, o material escolar, fardamento, roupa, etc.

Por esses motivos, é tão importante realizar a contratação de um advogado que seja especialista em direito de família.

 

É POSSÍVEL FAZER UM ACORDO?

Sim! Inclusive, geralmente é a mehor forma de definir a guarda dos filhos. Cada um dos pais se comprometerá com alguma coisa e, entrando num acordo, podem, inclusive, contratar o mesmo advogado para ingressar com a ação na justiça.

 

Tem mais alguma dúvida? Pode mandar um whatsapp, que a gente responde.

Somos uma equipe de excelência que atua de forma 100% digital em todo o Brasil.

Temos atuação em todo Brasil e nos estruturamos de forma digital para que o seu problema familiar possa ser resolvido de qualquer lugar do Brasil de forma descomplicada e sem burocracia, no entanto, segura, com respeito e seriedade.

Além disso, prestamos uma assessoria personalizada, e o cliente tem acesso ao advogado SEMPRE QUE PRECISAR. Sabemos que problemas familiares são bastante delicados, por isso, somos especialistas em cuidar do seu caso com cuidado e respeito.

Se precisar, pode contar com a gente!